terça-feira, 23 de junho de 2009

Para todos os Caminhantes... uma palavrinha ou duas

Olá queridos Caminhantes,

Este trimestre tem sido minado por contratempos de saúde, profissionais ou familiares, por parte de muitos de vós e por isso a assiduidade baixou muito relativamente aos trimestres passados. Acontece.

Contudo, venho dar-vos encorajamento para não pararem de caminhar! Pelo menos 1 hora, 2x por semana... e exercícios de tronco, com os pesos, fitball, e green gym.

A Teresa está connosco há bastante tempo e era a nossa caminhante mais assídua; bem eu sei o quanto ela tem sofrido cada vez que me avisa, e tem avisado quase sempre, que não pode comparecer... Coragem Teresa! Volte em breve!

A Lúcia já teve dias mais assíduos e também sei que se não tem vindo mais, é porque não consegue mesmo. Coragem para ela, porque está a passar uns tempos duros, o que sempre nos retira energias para... caminhar, etc. Mas o grupo está cá para si, Lúcia :)! Apareça para um abraço!

Os rapazes :), até gostam muito destas caminhadas, sendo o José Luíz o mais regular (e o que mais peso perdeu do grupo inteiro!). Mas tiro o chapéu ao esforço sempre bem visível do João, que corre, corre, corre para vir ter connosco se for preciso... Parabéns aos dois!

A Susana é aquela máquina turbo que todos conhecem; uma alegria, além do mais, que só não vem mais porque é mãe de pequenotes que vão fazendo anos e tem compromissos profissionais que a prendem ao escritório. De resto, mantém-se a caminhar: veio de férias e contou-me que se fartou de caminhar e bem a pique! Até comprou uns ténis novos! Bravo!

A Ana Maria (Gulbenkian) nasceu 10 minutos atrasada :) mas apesar do seu chiquíssimo atraso regular, tem vindo com bastante regularidade, depois dum período de interregno. Tiro-lhe o meu chapéu por comparecer aos domingos -- pois agora vamos mais cedinho e nem todos querem acordar mais cedo neste dia de descanso...

A Celeste é uma nova caminhante, está ainda muito em esforço; por isso, e talvez também por ver o resto do grupo "a passar", talvez comece a ter uma "percepção de menos prazer"? É importante estarmos atentos à percepção de ESFORÇO e PRAZER. Não queremos muito do 1º e pouco do último... queremos SIM, DOSEAR O ESFORÇO para MODERADO para obtermos resultados mas com algum/muito PRAZER na prática de exercício físico. Por vezes podemos puxar um pouco mais para atingir um nível de percepção de esforço elevado, mas sem que isso retire o prazer global à prática! Por ser noviça, a Celeste é das caminhantes mais prejudicadas com a irregularidade de comparência, por isso faço votos de encorajamento para que vá vindo até lhe tomar o balanço... e se tornar uma praticante mais regular (mínimo 3x por semana, 1 hora caminhada moderada).

A Ana Luísa é também uma recente caminhante, e por motivos de força maior teve de parar mas em breve esperamos contar com a sua excelente companhia. Faço os mesmos votos que à Celeste! As melhoras, linda!

A Ana N., a nossa médica de prematuros, este trimestre tem vindo menos; está connosco no R´EQUILIBRIO há bastante tempo, por isso espero que a semente das caminhadas lhe esteja a surtir na mesma algum efeito, físico e psicológico, e faço votos para que a sua vida profissional lhe permita mais caminhadas connosco. Volte sempre!

A Ana P., a nossa tmn girl, is missing in action! :) Não sei se está bem ou se está com algum problema de força maior. Recém chegada e recente praticante de exercício, e que no início pareceu-me muito empolgada; sei o quanto se divertiu na sessão da "Ervilha" :). Tinha um ritmo de caminhada razoável, parecido aliás com muitas outras companheiras. Dê sinal de vida, linda!

A Rosário é outra alegria que só não vem aos domingos e nalguns dias de impedimentos normais da vida; tiro-lhe o chapéu por agora (com ténis novos :)) acompanhar a turbo Susana... mesmo que para isso vá dando umas amorosas corridinhas :). (Aposto que também sente a falta da Lúcia, pois o Amor genuíno que se gere entre nós não passa com a distância.) Não sei se ela caminha aos domingos mas esperemos que SIM! Parabéns pela evolução da passada!

A Ruca (Benecol), tem sido um fartote :)! A nossa turista favorita tem outros desafios em mãos e por isso quiçá voltará a honrar-nos com a sua imensa simpatia...

----

Espero vê-los a todos caminhar mais REGULARMENTE e com prazer... para melhores resultados a todos os níveis!

Se criarmos um grupo mais regular e homogéneo fará sentido mudarmos um pouco: gostaria de iniciar umas caminhadas noutras tipologias de terreno, com novas vistas e cheiros, e algumas inclinações e outros obstáculos giros! A ver vamos!

Um beijinho grande para todos os caminhantes,

Madalena Muñoz

2 comentários:

  1. Olá caminhantes,

    Não tenho aparecido porque estive numas merecidas férias.

    Hoje lá estarei com a Cocas :-)

    Bjs e até lá

    Ana P.

    ResponderEliminar
  2. Tenho costela Alentejana. Devagar se vai ao longe e empenhada como estou um dia deste passo-vos à frente (não vale rir) C.C.

    ResponderEliminar