quarta-feira, 22 de julho de 2009

R´EQUILÍBRIO é notícia!

Saúde e nutrição em programa inovador
Chama-se R´Equilíbrio e consiste num “clube de caminhadas” que ajuda os participantes a emagrecer e a gerir o seu peso, aliando o prazer do ar livre com a força motivadora dum grupo.
O programa inovador de saúde e nutrição foi desenvolvido pela nutricionista Madalena Muñoz. Licenciada em Ciências Alimentares pela Universidade da Califórnia (Davis – EUA) e em Dietética pela Kansas State University (EUA) e membro da American Dietetic Association (ADA) e da Associação dos Profissionais de Nutrição e Engenharia Alimentar (APNEA), a especialista explicou ao MSN como é possível juntar o útil ao agradável. Ou seja, como pode perder peso e ganhar saúde de uma forma divertida e agradável.



MSN: O que a motivou a realizar este projecto?
Madalena Muñoz
: Adorei ter participado numa iniciativa semelhante para corridas no Canadá, onde vivi uns anos, e desde então queria montar algo semelhante em Portugal. Apercebi-me, já em Oeiras, que a maioria das pessoas minhas clientes até gostava de caminhar no Passeio Marítimo (vulgo “paredão”) mas não sozinhas. Finalmente na clínica R´Equilibrius (da qual me inspirei para o nome do programa), onde trabalho desde 2008, juntaram-se as condições geográficas e técnicas. O mais incrível é que o dono da clínica, o Dr. Raul Oliveira – Fisioterapeuta do Desporto, que eu desconhecia, já tinha este estilo de vida e por isso acolheu totalmente esta ideia que lhe apresentei, e tornou-se logo um elemento vital.

MSN: Em que é que consistem as sessões?
M.M.:
Caminhadas de 1-1.5 hora, três vezes por semana, com Green Gym: exercícios simples de resistência, a fazer ao longo do paredão ou na praia, com o pôr do sol ou debaixo das estrelas (3ª e 5ª das 20:30 às 22h) ou de manhã (ao domingo), e alongamentos. Uma vez por semana temos uma apresentação de 30 minutos sobre temas diversos: alimentação, nutrição, prevenção de lesões, etc.
No início e no final do programa, que dura 10 semanas, todos os participantes são medidos por mim (tensão arterial, perímetro da cintura, peso/altura, e percentagem de massa gorda), algo opcional, claro.

MSN: Como tem sido a receptividade no público?
M.M.:
Se lhe disser que a maioria das pessoas que fez o 1º programa fez o 2º e o 3º, e só fizemos três, acho que fala por si. É que o elo fica estabelecido, cria-se uma nova tribo, onde se vem acender uma vela especial que nos energiza e anima. É a tal força motivadora do grupo. Além de companheiros de exercício temos fabricantes de gargalhadas por isso também, só não vem mesmo quem não pode.

MSN: E a taxa de sucesso no objectivo de perder peso?
M.M.:
Quase todos têm perdido algum peso, alguns mantiveram, e poucos perderem muito peso. O foco não é esse, mas acaba por ser um efeito colateral. Não podemos pensar que fazer 2 caminhadas de 1 hora por semana possa conferir grandes perdas de peso, pois nem todas as pessoas fazem as 3 sessões por semana, e mesmo que o façam, se não se seguir um plano alimentar apropriado, torna-se mais complicado. Contudo aqui ganha-se embalagem para mudanças a médio e longo prazo, pois as conversas ao longo da caminhada ajudam muito.

MSN: O projecto R’EQULÍBRIO surgiu em 2008 em Oeiras. E agora depois dos indicadores do sucesso, quais são as perspectivas futuras? Mais sessões? Alargamento dos locais?
M.M.:
No Outono estaremos de volta no mesmo local e através do blog requilibrio.blogspot.com tem as informações. Pretendo incluir mais modalidades de exercícios, para se fazer em casa, para que cada participante nos dias que não vem caminhar, faça exercício na mesma, estilo TPC.

MSN: No Inverno não será mais difícil convencer as pessoas que o exercício ao ar livre é uma boa causa para perder peso?
M.M.:
É no Inverno que convém começar a pensar no Verão... Nunca choveu numa noite de R´Equilibrio, o frio motiva a caminhar mais rápido e o grupo está cá à espera! São factores maioritariamente psicológicos: em grupo há o sentimento de compromisso e pertença (que sozinhos não temos) e passado 15 minutos estamos todos cheios de calor! E este programa além de queimar calorias, é muito divertido! Por isso só um dilúvio nos pára, e mesmo assim, quando houver azar ficaremos na clínica a praticar nos colchões, nas bolas, com pesos, com elásticos, e a conversar sobre um tema de nutrição.

MSN: Acha que as pessoas continuam a associar a perda de peso com a privação de alimentos ou há alguma mudança na mentalidade?
M.M.:
Continuam sim, pois que remédio, com tanto vendedor dessa realidade... alguém tem de andar a comprar! Mas comigo o combóio da dieta pára! E devagarinho aprendem a adoptar uma filosofia de vida diferente: interessam-se mais em cuidar da sua saúde. Isto sim, tem efeitos positivos e duradouros, quer no controlo do peso quer na qualidade de vida.

MSN: Para si, quais são os maiores erros alimentares dos portugueses?
M.M.:
Falta de refeições sentadas à mesa em família, poucas verduras e fruta fresca. E um excesso de combinações de açúcar e gordura adicionados, e sal. Um outro erro é o petiscar à noite... um assunto quente das consultas de nutrição (www.madalenamunoz.com)! Nem sempre se tem uma boa relação com a comida, mesmo que se saiba tudo sobre nutrição; tento ajudar a derrubar esses obstáculos comportamentais.

MSN: Esse erro é comum aos participantes do programa? Ou são “educados” noutro sentido?
M.M.:
Todos os participantes são educados em termos gerais pelas apresentações de nutrição, contudo para que haja sucesso no controlo de peso são necessárias várias consultas personalizadas, e por isso temos pacotes de consultas de nutrição a preços reduzidos para participantes, na ordem dos 25-35% de desconto. No programa os participantes são aconselhados a fazerem um lanche reforçado ou comerem apenas a sopa do jantar antes de virem para o R`Equilíbrio(que inicia às 20:30), e depois, em casa, comerem uma sopa com um pouco do prato, ou apenas o prato (mas mini prato), pois terminamos pelas 22h e não convém comer muito antes de dormir.

Ana Margarida Lázaro Sentido das Letras http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=148739992

Sem comentários:

Enviar um comentário